Skip to main content

Solidão

O que é solidão? Porque o homem a teme? Estamos solitários quando estamos a sós? Significa a solidão evitar a companhia de outras pessoas? Estamos solitários quando nos recusamos a conversar com alguém?

Há grande diferença entre solidão e isolamento.

Quando evitamos a companhia dos outros, ou quando estamos a sós sem vontade de falar com ninguém, podemos ter momentos de isolamento porém não necessáriamente de solidão.

Em momentos de isolamento estamos em companhia de nossos próprios pensamentos; de fato, a  companhia de nossos próprios pensamentos é muito mais íntima e intensa nos momentos de isolamento.

Como pode haver solidão se estamos na companhia de alguma coisa?

A solidão não é uma condição física; é um estado da mente. Quanto mais ansiamos por condições de isolamento físico, mais estamos afastados da solidão.

Isolamento físico e solidão não são contraditórios, mas isso não quer dizer que andam necessáriamente juntos. Pode-se se sentir totalmente solitário em momentos de isolamento físico, ou não sentir-se nada solitário, ainda que completamente isolados em relação à influências físicas.

 A solidão é um estado no qual a mente nada tem em que ater-se. Enquanto a mente prender-se em alguma coisa – uma idéia, um ideal, um conceito, uma imagem – não haverá solidão. 

Extraído do livro “Procura o Caminho” de Rohit Mehta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *